Ao lado da UFRGS, instituição também foi classificada como a melhor federal brasileira

Por José Luiz Guerra

Imagem retangular, nas cores verde e azul, com a inscrição "Unifesp é a terceira melhor universidade do Brasil" e com o logotipo da Times Higher Education, nas cores vermelha, azul, roxa e branca

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é a terceira melhor universidade do país e a melhor instituição federal de ensino superior, ao lado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em ambos os critérios. É o que indica a edição 2023 do ranking mundial de universidades da Times Higher Education (THE), uma das mais importantes publicações do mundo que avaliam instituições de ensino.

A Unifesp subiu três posições em relação ao ano anterior entre as instituições brasileiras (de 6.ª para 3.ª) e avançou da faixa de 800-1000 para a 601-800 entre as universidades mundiais. Ademais, a Unifesp teve seu melhor desempenho registrado nos pilares de Pesquisa e Ensino, que medem a reputação da pesquisa com base no número de trabalhos, e a reputação do ensino, proporção estudantes-staff e proporção de pesquisadores.

A vice-reitora no exercício da Reitoria, Raiane Assumpção, afirmou que o ranking trabalha com dados da instituição que estão disponibilizados publicamente. Portanto, obter esta nova colocação no THE demonstra um processo de amadurecimento da Unifesp na realização de suas atividades finalísticas (ensino, pesquisa, extensão e assistência), por meio de um diálogo efetivo com a sociedade, em perspectiva local e internacional. "Esta ascensão na colocação no THE deve ser duplamente comemorada, considerando que o ano de 2021 foi um ano em que as atividades acadêmicas ainda estavam organizadas com o protocolo definido para o contexto da pandemia e também elaborando o retorno presencial seguro.  À comunidade acadêmica da Unifesp – docentes, técnicos(as), estudantes e gestores(as) – o merecido reconhecimento por todo empenho, dedicação e compromisso com a formação, a produção e a disponibilização de conhecimentos para toda a sociedade”, completou.

Sobre o ranking mundial da Times Higher Education (THE)

A edição de 2023 incluiu 1.799 universidades de 104 países. A avaliação é feita com base em 13 indicadores de desempenho, divididos em quatro áreas: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais.

Foram avaliadas 73 universidades brasileiras, entre públicas e privadas. Além da Unifesp, estão entre as 10 melhores, respectivamente: Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Confira o ranking completo na página da Times Higher Education.